29Mar-3Abr
CRE'ARTE FESTIVAL apresenta "HOTEL EUROPA"
+
GTO LX

CRE’ARTE Festival
Encontro   Internacional de Teatro do Oprimido

Apresentamos:

HOTEL EUROPA
29 Março - 3 de Abril  de 2016
Instituto Goethe, Lisboa/ Museu da Electricidade/ Espaço Mitra - Galeria de Arte (Porto Campanhã) / Câmara Municipal de Lisboa.

Entre 29 de Março a 3 de Abril de 2016 irá decorrer no Goethe-Institut em Lisboa, no Museu da Electricidade, e no Auditório Fernando Pessa, o Encontro Internacional de Teatro de Oprimido, no âmbito do Festival Cre’Arte, com apresentação do espectáculo de Teatro Fórum Hotel Europa e a apresentação do Livro Raízes e Asas do Teatro do Oprimido de Bárbara Santos.

GTO LX

O projecto PROALV - Grundtvig de qualificação internacional em Teatro do Oprimido TOgether deu origem à companhia Internacional de Teatro, onde participam sete organizações europeias: GTO LX, Portugal | Kuringa, Alemanha | Pula Fórum Festival (Teatro Nacional de Istria), Croácia | Active Inquiry, Escócia | uTOpia,Espanha | Pas a Passo, França | Krila, Itália.

Programa.
30.03.2016:
Conferência e Apresentação do Livro - Raizes e Asas do Teatro de Oprimido de Bárbara Santos.
Línguas? Português e Inglês.
Hora? 14h00 - 19h00.
Onde? Museu da Electricidade.


03.04.2016
Conferência e Apresentação do Livro - Raizes e Asas do Teatro de Oprimido de Bárbara Santos.
Onde? Espaço Mitra -Galeria de Arte (Rua de miraflor 159 - Porto Campanhã)
Hora? 15h30.


31.03.2016 a 02.04.2016:
Companhia de Teatro Internacional TOgether Espetáculo: Hotel Europa – Teatro Fórum.
Sinopse: Espectáculo de Teatro Fórum. Uma produção estética baseada em percursos criativos de Som/Ritmo. O impulso temático é a crise Européia (económica, financeira, bancaria, política, ideológica e de identidade) e suas conseqüências na relação entre países, cidadã(o)s, instituições e entre membros da mesma família com posições políticas distintas.
Línguas? Português e Inglês.
Hora? 19h00.
Onde? Auditório do Goethe-Institut (31.03/01.04) | Auditório "Sam the Kid" - Espaço LX Jovem (NOVO LOCAL) (02.04)


Novidade extra cartaz Festival!

Na estreia do espectáculo "Hotel Europa", dia 31.03.2016 às 20h30 teremos o Jantar Solidário CRE*ARTE na companhia dos/das artistas, para contribuir para as despesas do evento e a formação artística dos grupos comunitários.
Jantar inclui: Prato principal, sobremesa e café.
Contribuição? 20 Euros.
Hora?: 20h30.
Onde? Instituto Goethe Lisboa
Necessário reservar devido à organização do jantar.

Veja programação do Festival CRE’ARTE ! Encontro Internacional de Teatro do Oprimido: www.gtolx.org

Saiba mais sobre o Espectáculo: Aqui: ou Facebook: GTO LX

São parceiros deste encontro: Instituto Goethe, Fundação EDP, Fundação Friederich Ebert Lisboa, Associação Cultural Moinho da Juventude;
O evento conta com o apoio do ACM I.P; ERASMUS PLUS e Câmara Municipal de Lisboa;

A entrada é gratuita, mas deverão efectuar reserva, devido à lotação das salas.
Reservas:GTO LX Alcides Pires | 21 347 63 19 -96847 4613 | geral@gtolx.org

Estamos à vossa espera.

Jan16-Jan17
INTERCÂMBIO MULTILATERAL " YOU(th) CREATE TO PRAXIS"
+
GTO LX

Um grupo de 4 parceiros do projecto TOgether (Grundtvig PROALV) que trabalham com grupo de jovens de teatro Fórum, resolveram estreitar os laços a a sua cooperação através de um Intercâmbio. Tendo como objectivo maximizar a ideia da arte como ferramenta de participação social pela prática do Teatro do Oprimido.

O tema escolhido assenta nas experiências de vida. Num período em que muitas mudanças ocorrem nas sociedades, num encontro e desencontro de culturas, é importante uma reflexão no âmbito dos desafios de integração que se colocam a/os filho/as de imigrantes, refugiado/as, aos que possuem dificuldades económicas e que estão excluído/as da sociedade. É importante um conhecimento maior sobre a visão dentro e fora de Portugal para no colectivo encontrar propostas de minimizar os obstáculos e o impacto negativo das opressões por eles e elas sofridas.

Assim ao longo do projecto ao nível nacional e internacional através de um Intercâmbio de 10 dias, 40 jovens irão realizarão actividades de ocupação dos seus tempos livres, não só no seio da própria minoria de pertença como nas sociedades de acolhimento. Durante o projecto os/as participantes irão participar em Workshops, Laboratórios de Teatro, Seminários, visitas culturais, criar um espectáculo de Teatro Fórum e ainda lançar o BLOG CREATE PRAXIS.

E Tu, gostas de Teatro? Queres uma sociedade mais justa? Tens disponibilidade? Então inscreve-te!! Envia um mail para participar num dos nossos ensaios!!


Calendário? Janeiro 2016 a Janeiro 2017
Custos? O projecto é co-financiado pelo programa Erasmus;
Horário? Mensalmente é divulgado aos/às participantes.
Condições de participação? Inscrição nas actividades através do GTO LX;
Pessoas de Contacto? Anabela Rodrigues - anabela.rodrigues@gtolxorg


Para mais informações contacte: GTO LX | 21 347 63 19 | 96 847 4613


2016
Projecto Jovens com(n)Tradição

+
GTO LX

 

Este projecto que recebeu o 1º Prémio "Contra a MGF– mudar aGora o Futuro" atribuído pela Comissão para Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito do III Programa de Ação para a Prevenção e Eliminação da Mutilação Genital Feminina 2014-2017, integrado no V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2017, dá continuidade ao trabalho que o GTO LX tem vindo a desenvolver na promoção da igualdade entre meninas/raparigas/mulheres e meninos/rapazes/homens, na sensibilização/prevenção da violência com base no género, na promoção da saúde sexual e reprodutiva e dos direitos humanos no Vale da Amoreira.


Quando? Quinzenalmente.
Local? Escola secundária da Baixa da Banheira.

Para mais informações contacte:
GTO LX | 21 347 63 19 | 96 847 461


2016
Campanha DRK - Sonhos de Papel
+
DRK petição sonhos de papel, GTO LX DRK petição sonhos de papel, GTO LX

À todas as pessoas que nos tem apoiado assinando a nossa petição online "Sou Cidadão! Sou Cidadã! Acredito!" um grande OBRIGADO! 145 pessoas já assinaram a nossa petição oline 803 em papel. Um ompressionamte numero de 1169 já visualizaram o nosso vídeo. Só faltas tu! Vê e partilha!

O Grupo de Teatro Fórum DRK- Doutores da Rua mensageiros de Arte - iniciou o seu trabalho com o Teatro do Oprimido em 2007. Ao longo destes anos o grupo tem levado à palco a reflexão estética sobre as suas histórias e experiências de vida. Estas experiências são também conhecimento! Experiências sentidas, vividas e identificadas no seio do íntimo e partilhado no espaço comum! Em 2012, o grupo trabalhou sobre 3 conceitos que teêm acompanhado o seu crescimento enquanto pessoas e cidadãos. Conceitos que os confundem, oprimem e confrontam no seu quotidiano: Naturalidade, Naturalização e Nacionalidade..

DRK petição sonhos de papel, GTO LX DRK petição sonhos de papel, GTO LX

Assim, em 2012 o grupo criou o espetáculo Sonhos de Papel – que é um convite ao diálogo, para encontrar propostas de ação para combater a injustiçã de serem estrangeiros nascidos en território nacional com direito apenas à uma autorização de residência temporária. Em 2013, trabalharam com o Teatro Legislativo onde em conjunto com mais de cem pessoas iniciaram um périplo por algumas zonas de Lisboa auscultando propostas de solução para esta injustiça.

Como resultado da auscultação surge a petição Sou Cidadão! Sou Cidadã! Acredito! que pretende recolher assinaturas para propor a mudança da lei da Nacionalidade e /ou Lei da Entrada , Permanência e saída de território português bem como lançar um debate Nacional sobre o tema dos Direitos plenos para os filhos e filhas de imigrantes nascidos em território nacional.

Eu sou português, cidadão nacional, eu sou português nascido em Portugal! Apoia a nossa luta, a tua participação é importante!

Como podes nos apoiar?
O teu apoio é fundamental para atingirmos os nossos objetivos. Apoia-nos:

  • Assinando a nossa petição Aqui
  • Visionando o vídeo da nossa campanha Aqui
  • Assistindo aos nossos ensaios abertos e espetáculos

Para mais informações contacte:
GTO LX | 21 347 63 19 | 96 847 4613

2016
SEXUALIZANDO- Formação entre pares sobre Sexualidade
+
Grupo de Teatro Fórum ValARt, GTO LX Grupo de Teatro Fórum ValARt, GTO LX

O Grupo de Teatro Fórum do Vale da Amoreira ValArt trabalha desde 2008 com a metodologia do Teatro do Oprimido em parceria com o GTO LX.

Desde então o grupo tem criado 4 espetáculos apresentando-os dentro e fora de Portugal. Em 2012 após sucesso do espectáculo “X-Perar” no público jovem o grupo ValArt desenvolveu a formação em sexualidade Sexualizando. Esta formação trabalha o tema da sexualidade abordando-o na perspectiva dos jovens facilitando assim um verdadeiro diálogo.

Com base nos resultados obtidos atraves desta formação o grupo ValArt conquistou em 2011 o financiamento da Staying Alive Foundation e desenvolve desde então o projecto Sex! You Know?. Desde 2011 o grupo tem chegado a mais de 900 aluno/as em mais de 40 escolas secundárias a nível nacional.

Reconhecendo que os jovens elementos do grupo tem trabalhado de forma dedicada e verdadeira, na criação de espaços de diálogo para jovens incentivando uma discussão saudável sobre o tema da sexualidade, a Staying Alive Foundation continua a apoiar o trabalho do grupo e o seu projeto em 2015 e 2016!

Em 2012 e 2013 a formação Sexualizando chegou a mais de 900 estudantes das escolas secundárias do país reforçando a importância da educação sexual na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e no desenvolvimento de uma vida sexual plena.

Para saber mais informação sobre a o grupo e formação Sexualizando carrega aqui. Visita o blog Sexualizando

2015 e 2016 será um ano cheio de novos desafios para o grupo. O projecto Sexo! Sabes? (Sex! You Know?) prevê:

  • Realizar a formação Sexualizando em 6 novas escolas do pais.
  • Colaborar com o Centro Saúde de Lisboa na realização de sessões de sensibilização para o público jovem do centro sobre sexualidade com recurso à formação Sexualizando.
  • No final de cada ano realizar-se-a um grande evento final com os participantes, e apresentar os resultados do projecto.
Grupo de Teatro Fórum ValARt, GTO LX Grupo de Teatro Fórum ValARt, GTO LX

Também em 2015 daremos continuidade aos Encontros Bandjumêa. Estes encontros são laboratórios de investigação dirigidos a jovens mulheres que pretendem através do Teatro do Oprimido e outras metodologias participativas aprofundar a reflexão sobre as opressões de género e como influenciam às doenças sexualmente transmissíveis.

Para mais informações contacte:
GTO LX | 21 347 63 19 | 96 1166828 | geral@gtolx.org